Marisa Monte - Gentileza


TopMusicas.net

quinta-feira, 31 de maio de 2012


                           ZUMBIS, FERAS, LOBISOMES, MONSTROS...
Esta semana, ao entrar no meu facebook, logo pela manhã, deparo-me com uma postagem no mínimo horrível, repugnante. Chocante mesmo: três ou quatro homens, se é que podemos chamá-los assim, estão em uma foto tirada bem de perto, com um gato crucificado em suas mãos. Foi a imagem primeira que meu cérebro registrou, haja vista que o animal estava esticado pelas quatro patas, em carne viva, nas mãos dos “homens”, uma vez que estes tinham-lhe arrancado toda a pele, juntamente com o rabo, ficando presa no final de cada pata. Uma imagem digna de filme de terror, onde predomina o universo dos zumbis, das feras, dos lobisomens, dos monstros.
Fiquei abalada. Muito. Não consigo compreender uma atitude assim. Parece-me algo tão distante do humano, da afirmativa de que o homem é semelhança de Deus. Diante do quadro não pude calar. Uma agitada indignação me movia contra aquele ato insano. Assim, fui repassando a imagem para todos os conhecidos, na tentativa de conquistar mais indignados, pedindo punição para os feitores daquela ação desumana, brutal, horrenda mesmo. Eu tinha que exercer o meu papel de cidadã. Tinha que me mobilizar contra essa prática. Não podia ficar de braços cruzados, lamentando apenas.
À medida que ia pedindo ajuda à Polícia Federal para encontrar os criminosos, pedia também providências aos órgãos protetores dos animais, porque a expressão de dor daquele gato não me saía da cabeça. Nunca mais saíra.  Uma dor silenciosa... Tão digna, diante de seus agressores... uma expressão no olhar que parecia perguntar quem era o animal ali. Imaginar, diante disso, que o homem foi criado imagem e semelhança com Cristo. Onde está a semelhança? Onde o homem a esqueceu? Por que a esqueceu?
Meu dia ficou nublado... cinzento... triste. Senti vergonha da humanidade. Volta e meia retornava ao computador. Queria fazer mais. Não estava satisfeita, era muito pouco o que fizera. Desejava que minha indignação contagiasse muitos outros internaltas, e que houvesse um repúdio coletivo nas redes sociais contra esse ato monstruoso.
Em uma dessas retomadas ao facebook, ainda pela manhã, vi que o internalta Archidy postou algo muito interessante em resposta a esse fato abominável, que dizia Assim: “Direitos humanos têm quem direito anda.” Ao que eu respondi concordando integralmente, ressaltando que ao agir dessa forma, perde-se todos os direitos, uma vez que não se é mais humano,e sim um monstro.
Lendo o meu comentário a respeito de sua postagem, Archidy escreveu um novo comentário para mim, que dizia assim: “Não se engane, minha cara, há neste mundo muitos zumbis, lobisomens, feras e monstros fantasiados de homem.”
                FRANCISCA VÂNIA ROCHA NÓBREGA

30 comentários:

  1. Bom Hoje em dia , as pessoas jugam outra pessoas pela cara , quando passa um trombadinha já vai dizendo , olha só e um ladrão . Quando você menos espera a pessoa mais legal do planeta e um monstro um lobisomem . Fico pensado que pessoa seria capaz de fazer isso , bom existem pessoas pior que esse cara que fez isso com esses gatos , fazem isso com um corpo humano é hoje em dia pessoas do mundo todo pode ver oque aconteceu isso e um injustiça e o governo a o governo não faz nada , agora se fosse com alguém com influencia ai sim no mesmo dia os criminoso que fez esse ato horrível já estariam presos.

    Aluno : Israel Araújo Rodrigues Nº 16 Sala: 2º33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Minha Opinião é que esse Homens tem que ir pra cadeia, a Cadeia é o Melhor Remedio para Eles.
      O Brasil é um País muito bom , Mas tem muito gente do Ruim , gente que faz maldade com os Animais e com as Pessoas. Essa é a Minha Opinião sobre o Texto .
      Assinado : Wanderson de Olilveira Silva N: 34
      2 Ano 33

      Excluir
    2. Na nossa opinião sobre o texto é a seguinte : esse tipo de coisa feita por essas pessoas que dizem seres Humanos, fogem totalmente do que significa ser humano, os verdadeiros aninais ali eram eles, por que fazer isso com um ser inofensivo?, O Brasil é pais sem Leis.

      Mayara Cristine A. Viana N°27
      Ingrid Karen N. Sousa 16°
      2° 34

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma cituação triste, pois ainda vemos que muitos seres humanos não tem coração, não respeitam mais a vida. é lamentavel pensar que pessoas são capazes de tau crueldade com animais, sabendo que se trata de um ser vivo! é uma cituação muito des-humana.

      Riosmar Ribeiro série:2°33

      Excluir
  3. Que coisa mais desumana!!que ato horrendo!!tenho pena de pessoas assim!!pessoas que não têm o que fazer..aliás não são nem pesssoas,nem animais!são monstros!!que merecem ser punidos e pagar pelo que fizeram!!que Deus tenha misericórdia dessas vidas!!
    Existem também outros tipos de monstros que aterrorizam as crianças,tirando a inocência,a vontade de viver..triste é essa realidade pela qual vivemos..que apossamos ser cidadãos de bem...denunciar,agir e ajudar as crianças e os animais,que sem defesa sofrem abusos e morrem pelas mãos desses seres brutais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente achei um ato de crueldade matar gatinho desse jeito a pessoa que fez isso não merece ser chamado de pessoa é verdadeiramente um monstro não tem um pingo de compaixão por ninmguem pode fazer isso com qualquer pessoa merece ser punido

      RAYANE DOS SANTOS 2°ano33 TARDE

      Excluir
  4. O fato ocorrido mostra como a humanidade está podre e louca a ponto de tal crueldade com os animais e até com pessoas. Estamos vivendo numa era cruel onde esse é o tipo de diversão de certas pessoas. Estamos muito distantes da ideia de imagem de Deus!

    Waldir Henrique
    2° 33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei um ato de plena maldade contra o animal,uma violencia horrivel contra o bichinho em ter uma morte tao violenta essas pessoas que fizerao isso erao pra estar presos essas pessoas nao mereçe ser chamados de humanos nao devia ser punidos
      jackeline araujo 2 33 tarde

      Excluir
  5. Essas pessoas sao completamente desumanas,sem coração.Como e que um ser humano se é que pode dizer isto,fazer uma crueldade dessas com um animal tao indefeso e inocente, com tanta friesa.É inaceitavel e odioso o que esses zumbis fizeram.Esses seres meressem ficar na cadeia por toda eternidade,tomara que Deus tenha piedade dessas almas tao crueis.

    ResponderExcluir
  6. Bem, homens eles não são, são menos que animais irracionais, desumanos, verdadeiros bichos... Covardia do mais baixo nível pois um gato é um animal amável e completamente inocente. Sem logica uma atitude dessas, e é nessas horas que o governo deveria repensar em pena de morte... Irracionais.

    William MArques - Matheus Ricardo - 2º Ano SAla 33.

    ResponderExcluir
  7. É perturbante saber que convivemos numa sociedade cheias de monstros capazes de fazer tanta maldade. A crueldade já esta virando algo banal para muitos, principalmente quando o assunto é animais. Ver um pobre gatinho ser maltratado dessa maneira revolta a muitos, mas alguns fingem não ver tamanha brutalidade. Tenho pena de pessoas como essas, espero que a justiça tome providência!
    Mariane Dantas
    Geovania Dias
    33 2°ano Lyceu Paraibano

    ResponderExcluir
  8. este mundo esta cheio de coisas ruins em!! este ato foi um ato de brutalidade,todos nos somos seres vivos.Nem um ser humano sem nossão tem a capacidade de fazer isso que esses monstrons fizeram.Agora eu mim pergunto por que? ou quais vantagens eles tiveram ao fazer isso? se ele fez isso que não é nada para eles,eles podem fazer coisas muito pior! assim venho mostrar minha indignação sobre este ato brutal...


    WESLEY DIôGO DA SILVA N°38 sala:2°33

    ResponderExcluir
  9. NA MINHA OPINIAO: as pessoas que fazem uma crueldade com um animal, tem que serem punidas porque os animais são muitas vezes inofensivos, inocentes e melhors amigos que uma pessoa pode ter pois eles nunca nos abandonam...
    Matheus Ricardo - 2º Ano 33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo enteder que tipo de ser é capaz de fazer algo assim...Isto realmente é algo que deixa a gente indignado.De todas as palavras de raiva que posso imaginar nem uma é suficiente para expressar algo assim.

      jullieverson 2° 34

      Excluir
    2. A crueldade que fizeram com esse animal é um ato desumano,brutal. Nem um ser humano sem nossão tem a capacidade de fazer isso que esses monstrons fizeram.Agora eu mim pergunto por que? É perturbante saber que convivemos numa sociedade cheias de monstros capazes de fazer tanta maldade.

      2º ANO - 34
      Alunos: Mateus Lins nº25/ Wenecleiton Ayres nº37

      Excluir
    3. É hoje em dia o homem tem cumprido com seu papel de humano, na sociedade capitalista em que vivemos. Nesse texto mostra uma criatura que há quem duvide que é humano. Como é que alguém em sã consciência tem a corajem de maltratar um animal indefeso como o gato, é um de pura crueldade e que as altoridades maiores tem que tomar alguma providência, e rápido, pois se um tem a coragem de fazer e postar nas redes, outros também teram essa capacidade até para que se sintam superiores aos outros.

      MATHEUS LEVY
      ALICE FERREIRA 2°/34

      Excluir
    4. Quando deparamos com tamanha brutalidade ficamos abismadas , pois criaturas que se dizem ser seres humanos não demonstram nenhum ato de bondade . Esses monstros do séc.XXI não respeitam se quer aqueles que possam se defender , e o pior de tudo gente! É que eles iram ficar empunis de um CRIME barbaro .

      Claudia Iohana N°13 /2°34 tarde
      Thamyris de Brito N°38 / 2°34 Tarde

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Foi um ato repugnante, digno de desprezo e revolta. Como é que um ser humano consegue cometer tamanha crueldade com um ser indefeso, sem nenhuma capacidade lutar contra seus agressores?
      Na nossa opinião, o governo deveria punir sem piedade esses seres que não são dignos de ser chamados de humanos.

      Alunas: Alana Michelle Da silva Costa N:02
      Juliana Lourenço Guimarães N:20

      Excluir
    7. Atualmente as pessoas estão perdendo os seus valores morais, esquecendo dos principios... Ver isso hoje em dia ainda nos espanta, porque não abrimos os olhos para nossa realidade. Saber que o mundo está cheios de monstros e covardes, esses ''homens'' não são os primeiros nem os últimos a cometer certa atrocidade. Precisamos compartilhar, dividir e expor ao mundo que existe pessoas capazes de ferir um animal indefeso.

      Alunos : Joel dos Santos N:18 / Tatiana Freitas Oliveira N:34 Sala : 2º ano 34

      Excluir
    8. É horrível saber que convivemos numa sociedade cheios de monstros espalhados por todo lugar...
      Esse ato de crueldade foi um fato inexplicável,pois quem tem capacidade de fazer isso com um gato pode fazer coisa pior...E por esse motivo devem ser punidos e espero que a justiça tome providência...

      Larissa Vitória
      Paulo Henrique
      Andréia Carla
      2º ano 34

      Excluir
  10. Se viver assim fosse filme, não queria nem encenar.
    Cruel, abominavel, horrendo, doloroso. Vale dinheiro? vale fama? Isso não vale exatamente nada, se quer ser famoso entra num reality show, pelo menos você aparecer digno de encenação.
    Educação é a palavra certa para esse ato? Se Deus fala: Ensinar a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho não se desviara dele. Podemos dizer que educação não tiveram, jeito de cidadão nem muito menos amor ao proximo.
    Justiça queremos, vivendo e aprendendo!

    Leticia Mirelle n° 23
    Maria Helena n° 24
    turma: 2° 34

    ResponderExcluir
  11. Essas pessoas que fizerao isso nao sao pessoas de bem porque eles sao muitos crueis de fazer coisas muito pior assim venho mostar minha idignaçao contra os animais e muito errado porque mautratar animal e crime.
    Porque o animal não foi morto e sim foi aqueles que fizeram...

    Rayanderson 2 34

    ResponderExcluir
  12. lamentavel pensar que pessoas são capazes de tau crueldade com animais,estamos vivendo numa era cruel onde esse é o tipo de diversão de certas pessoas, é nessas horas que o governo deveria repensar em pena de morte agora eu mim pergunto por que? ou quais vantagens eles tiveram ao fazer isso?

    RENATO MARTINS Nº33
    ALYSSON CONSTANTINO Nº05
    2º 34

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Esta Imagem é uma calamidade, devo dizer que eu não a vi, mais ja vi muitas outras que mostram atos como esses, atos desumanos, atos que nos entristece e nos revoltam. É triste pensar que existe, ainda hoje, seres humanos capazes de fazer isso. E é mais triste ainda pensar que nós vemos isso quase todos os dias e não fazemos nada, já estamos tão acostumado com essas atitudes que não fazemos, absolutamente, nada. Por mais que sejam animais, é um ser vivo e ainda mais é um ser indefeso que não entende o porque destes maltratos. Agora, eu pergunto, que vantagem eles levam com essas atitudes? Reflitam.

      Josiliny R. Alves Nº 21
      3º 35

      Excluir
    3. Esses agressores são do tipo de pessoa egoísta que não se importam com nada nem ninguém,muito menos com o gato em questão,até que num belo dia eles sofrem uma dor bem menor e vem pedir misericórdia.Por acaso eles tiveram misericórdia do pobre gato? Não.Isso é um exemplo de como o ser humano é fraco, cruel,COVARDE e diabólico e de como o planeta,ha muito,se transformou num mundo repleto de perigo e marginalidade!

      Excluir
    4. É horrível saber que convivemos ,infelizmente, numa sociedade cheia de monstros, espalhados por todo lugar... E assim que vivemos aqui em João Pessoa,
      pois uma pessoa que faz isso com um gatinho inocente
      faz isso com qualquer
      animal ou pessoa, e sabemos que isso e um ato de crueldade e além de tudo inexplicável;
      Porém as pessoa estão perdendo seus valores, esquecendo os principios morais.

      Enfim isso e uma atrocidade.

      Alunas:
      Fabiana Fidelis
      Samanda Ferreira
      Maria Andreza.

      Excluir
  13. o titulo do texto tem tudo a ver com o seu desenvolvimento algumas pessoas, digo alguns seres humanos, julgam ser uma especie superior e por ter esse pensamento acham que o mundo ,com seus animais e plantas, pertence a ele e ele pode fazer o que bem entender, nao nego nos desnvolvemos a fala e muitas outras caracteristicas exclusivamente nossa mais naum devemos ter o pensamento que citei acima por que isso não é um pensamento humano e sim de um monstro.. um monstro que se sente alegre em ver um animal sofrendo,um zumbi que vê a realidade que vive em um mundo que nao deveria existir: o mundo da maldade, talvez nao uma fera por que ela mata pra se alimentar pertence a sua natureza, mais sim um lobisomem um monstro que nao devia ser considerado homem pensante.
    3° 35

    ResponderExcluir