Marisa Monte - Gentileza


TopMusicas.net

quarta-feira, 30 de maio de 2012

HOMENAGEM AOS CEM ANOS DE LUIZ GONZAGA
 
                                              O REI DO BAIÃO
          Luiz Gonzaga, filho de Januário
          Neste teu centenário, se dotada fosse
          Se eu pudesse, saía cantando
           Acompanhada de zabumba, triângulo e sanfona
          O teu inesquecível e amado nome,
          Dizendo que tua voz foi instrumento
          Que divulgou com amor
           O Sertão, seu clamor e sua gente.

           Luiz Gonzaga, filho de Januário
           Neste teu centenário já está registrado
           Que o mundo de ti tem saudade
            e que de tanta saudade, mas tanta mesmo
            A Acauã cantou. Cantou sem calar
           Um canto tão triste, tão penoso
           Que o Sertão inteiro chorou.

            Luiz Gonzaga, filho de Januário
            Neste teu centenário
            Fica provado que de tua voz majestosa
            Todo o Brasil sente saudade
             E que lamenta a perda irreparável
             daquele que em sua sanfona
              A pobreza, a fome, a sede, a exclusão,
             As injustiças e as tristezas do Sertão
             Como ninguém mais, tocava,
                                Francisca Vânia Rocha Nóbrega



           

27 comentários:

  1. Luíz gonzaga, rei do baião, rei da sanfona, rei do nordeste. Nordeste, este que chora tua perda, lembra de ti, mais uma vez neste teu centenário, alegrando o São João com tuas músicas brilhantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Gonzaga o rei do baião o brasil,chora sua perda suas musicas inesqueciveis de tirar da cabeça e a sua alegria contagiante que conquistou as pessoas com seu jeito alegre de cantar e sua maravilhosa música nordestina que o povo gosta

      RAYANE DOS SANTOS 2°ano33 TARDE

      Excluir
    2. o Poema que a Professora Vânia Rocha fez é muito Bonito , Fala sobre o Rei o Baião , um dos Homens mais lembrado do Mundo , Foi uma das mais completas , importantes e inventivas da música Popular Brasileira, numa Época em que a maioria das pessoas desconhecia o Baião , o Xote e o Xaxado .
      Assinado : Wanderson de Oliveira Silva N : 34
      Wesley de Lima N : 37
      2 Ano 33

      Excluir
    3. Luiz Gonzaga, viveu e cantou a pobreza do sertão. Chorou de fome e sofreu pela seca. Tudo isso refletido em suas músicas, principalmente o orgulho incontido de ter nascido nordestino.Temos orgulho em ter Luiz Gonzaga como simbolo do sertão.
      Mariane Dantas
      Geovania Dias
      Valéria Guimarães
      2° 33 Lyceu Paraibano

      Excluir
  2. Luiz Gonzaga foi um homem de muita força e resistência.Uma pessoa admiravel de um talento estonteante,muito especial para a cultura nordestina,um verdadeiro orgulho para todos nos.Apesar de certas dificuldades nunca deixou de acreditar em seu talento que era a musica.Sem sombra de duvidas ele sempre sera um dos maiores simbolos da musica e cultura nordestina.

    ResponderExcluir
  3. LUIZ GONZAGA o rei do baião que conquistou o Brasil com suas famosas músicas nordestinas da nossa terra deixou saudades no coração do povo nordestino


    JACKELINE ARAÚJO 2° ano 33 TARDE

    ResponderExcluir
  4. Ele morreu carnalmente,mais seu espírito musical ainda esta entre nós!
    Hoje em dia não se vê mais letras puras e verdadeiras sobre a realidade pela qual vivemos,letras que hora alertam,hora divertem,nos faz lembrar de nossa terra tão querida,das situações mais sofridas que nosso povo já sofreu e superou!são cem anos da verdadeira musica,tocada por uma linda sanfona que de ouvir até me emociona.Letras vindo lá de dentro,Luiz com seu lindo talento juntamente com seu instrumento que nos encanta nos facina!nos faz refletir sobre o que temos e o que somos!e que dele muito nos orgulhamos!!Salve ao Rei do Baião que canta a realidade do sertão,música que toca no fundo do coração,trazendo paz e alegria,Luiz Gonzaga orgulho da nossa nação.

    ResponderExcluir
  5. luiz gonzaga representou muito bem o estado da Paraiba com suas letras e canções, assim falando e levando em suas letras os sertões Paraibano, levando o xote e o xaxado para o exterior como disse a professora Vânia rocha em seu poema.

    Riosmar Ribeiro série: 2°33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Neste ano no dia 13 de dezembro, se o Luis Gonzaga estivesse vivo, estaria completando os seu 100 anos de idades. Foi um um grande músico e e compositor nordestino, que aos 8 anos de idade levava alegrias as festas de sua região, e logo cedo ficando conhecido e tornando estrela. Por isso conquistou o Brasil e o exterior por suas canções, por onde ganhou um prêmio no EUA.

      wenecleiton Ayres/Mateus Lins ------ 2º34

      Excluir
    3. Com o seu charme poético, ele conquistou todo o brasil e principalmente no nordeste, com seus xotes e xaxados. E letras sobre a sobre a realidade do sertão nordestino.

      MATHEUS LEVY
      ALICE FERREIRA 2°/34

      Excluir
    4. Nesse ano que comemoramos o centenario do Rei do Baião . Esse nordestino que levou o nome da sua terra , não so para todo Brasil, mais sim como mundo inteiro . admirado pela mutidão , não so por sua música , mais pela sua simpatia.


      Claudia Iohana N°13 / 2°34 tarde
      Thamyris de Brito N°38 / 2°34 tarde

      Excluir
    5. Ele era a representação de um povo, era a alma do Nordeste cantando sua história e ele fez tudo isso com a sua simplicidade, dignidade e com orgulho da sua origem nordestina. A música brasileira so tem a agradecer a esse ícone da nossa música.
      Parabéns Luiz Gonzaga!
      Alunas: Alana Michelle Da Silva Costa N:02
      Juliana Lourenço Guimarães N:20

      Excluir
    6. Luiz Gonzaga retratou muito bem em suas musicas, como é a vida no sertão, neste teu centenario muita saudades sentimos, muitos de nos nem chegamos a ve-lo cantar, mais suas musicas eternizadas nos deram o prevelegio de conhece-lo.

      Ingrid Karen N°16
      Mayara Cristine N°27

      2° 34

      Excluir
    7. Luiz Gonzaga é um dos grandes icones da música brasileira e nordestina. Um grande compositor e merece ser lembrado por mais anos e anos. Ele levou nossa cultura ao Brasil, mostrou que o nordeste tem muito mais do que as pessoas pensam. Nossos respeitos a ele, rei do xote e baião ''LUIZ GONZAGA ''

      Alunos : Joel dos Santos n: 18
      Tatiana Freita n: 34
      (2° ano 34)

      Excluir
  6. Tua saudade, teu canto, tua voz, trouxeram inspiração para todos nós. Grande homem filho de Januário, deixando saudade nesse Brasil tão amado.

    Letícia Mirelle n° 23
    Maria Helena n° 24
    Turma: 2° 34

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Foi um grande músico e compositor nordestino merece ser lembrado por muitos anos 100 anos do quixote do chapéu de couro sem sombra de duvidas ele sempre sera um dos maiores simbolos da musica e cultura nordestina,um verdadeiro orgulho para todos nos paraibanos e Brasileiros

    RENATO MARTINS Nº33
    ALYSSON CONSTANTINO Nº05
    2º 34

    ResponderExcluir
  9. "Essa poesia trata do centenário de Luiz Gonzaga, Que foi um dos grandes nomes da cultura Nordestina... Foi marcante na sua história, passou fome, sede, é uma história muito triste, mais conseguiu superar, com suas belas letras musicais, que representavam seu lugar de origem"
    É uma bela poesia, pois retrata bem a nossa cultura...

    Alunos: Joel Silva, Maverick Soares, Victor Araújo(2° 33)

    ResponderExcluir
  10. Sem sombras de dúvidas, ele foi um cantor e compositor nordestino que revolucionou a música popular brasileira. Tanto que até nos dias de hoje depois de muito tempo ele ainda continua sendo lembrado e homenageado. Como diz o ditado," O verdadeiro artista não morre, vira lenda "

    Sueldo Lima
    Laricy Lima
    2º 33

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo poema,muito bonito ! o amor ele é um sentimento que nunca é esquecido,não importa por quem seja, ou pela distância que aumenta, ou pelo tempo que passa e pela saudade que aumenta... como um aprendizado pra vida toda, o amor que ele deixou pela sua terra foi um sentimento verdadeiro, sem vergonha das suas origens, onde cantou e encantou o mundo sem medo das críticas e do pensar e do olhar das pessoas .

    Alunos: Elizama Lima, Nathália da Silva e Erick de Jesus.
    2º ano 33 Turno:Tarde Beijos fica com Deus.........

    ResponderExcluir
  12. poesia muito boa e interessante escrita pela autora de vários livros
    a professora Francisca Vania Rocha,falando do cantor e compositor Luiz Gonzaga,fala também do pai Januário em fim fala sobre a vida deles
    o cantor que amou mais a música de que seu próprio filho,sua perda nos deixou lembranças pois este homem tão digno de admiração e respeito deixou em nós as mais belas mensagens que as letras de suas músicas transmitiam.
    alunos:Renata Cristina,Elivelton Almeida e Gislayne Santos
    série:2°33 turno:tarde ;)

    ResponderExcluir
  13. Sem dúvidas um grande compositor,um grande homem,um grande ser humano,nos deixou muitas virtudes e a sua maior obras,suas musicas ate hoje lembradas e que com certeza serão lembradas por vários e vários séculos,muitas e muitas gerações.
    Salve Salve saudoso Gonzagão!

    Por: Bruna Queiroz Nº:05
    Bruna Kleinau Nº:04
    Joyce Lima Nº:18
    Turma:2º33


    ResponderExcluir
  14. Luiz Gonzaga rei desse grande sertão, tanto trouxesses alegria a essa terra seca, levando contigo o baião. Grande músico renomado, com satisfação que digo, que em nossos corações você estará sempre guardado.

    # wandrey Rocha de Mesquita
    # Meysson Silva
    Turma: 2° 33

    ResponderExcluir
  15. Luíz Gonzaga, mas conhecido como 'Gonzagão' foi um compositor brasileiro, conhecido como o Rei do baião. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, viveu no sertão nordestino, quando mais ninguém no mundo conhecia suas músicas e ritmos, sofreu com o 'preconceito'de muita gente, mas mesmo assim não desistiu do seu sonho e continuo encantando todo mundo com a sua música! Uma pessoa admirável e de bom coração! Com toda certeza deixou muitas saudades a todos! Rafaela Correia e Roseane Costa. 2º ano 33

    ResponderExcluir
  16. Ele foi um grande rei do baião, um ótimo cara cantor e compositor, um grande nome pra nossa cultura não só nordestina mais brasileira e também internacional, suas músicas retrataram muito bem o nosso nordeste.

    Alunos Gilvan Ursulino, Itallo Weseley-2º 33

    ResponderExcluir
  17. Luiz Gonzaga o rei do baião querido por todos,filho de januário o melhor sanfoneiro do mundo tocava os instrumentos,zabumba,triângulo e sanfona que deixou saudade em todo Brasil.

    Alunas:Thais Maria
    Vanessa Thais
    Rejane Costa

    turma:2°33

    ResponderExcluir