Marisa Monte - Gentileza


TopMusicas.net

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PROJETO 2012: CONTADORES DE HISTÓRIAS NA ESCOLA - FRANCISCA VÂNIA ROCHA NÓBREGA

APRESENTAÇÃO: O presente projeto visa, através de leituras fílmicas, leituras de imagens, leituras de contos, romances e poesias, despertar no educando o gosto pela leitura, bem como o hábito constante de ler e um novo aprendizado em relação a capacidade de contar histórias a partir de filmes vistos ou de textos escritos, como os romances, os contos, as fábulas, etc.
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista que a escola deve ser um lugar onde se aprende a ler o mundo criticament, sendo consequentemente, um espaço de portas abertas à heterogeneidade, à diferença, de respeito ao outro, nada melhor do que desenvolver essa leitura reflexiva-crítica através de histórias apresentadas nos filmes e nos livros. Assim, ler e contar histórias nos faz conher nossa cultura e cultars diferentes. portanto, formar em sla de aula contadores de história é um meio favorável para a apropriação do conhecimento de mundo e do conhecimento científico. o projeto tem como objetivo despertar o gosto pela leitura, melhorar a capacidade de escrita, de interpretação e de produção textual, bem como melhorar a percepeção EU, O OUTRO E O MUNDO.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Os princípios teóricos que norteiam o projeto estão pautados na visão socio-interacionista da linguagem, uma vez que para Bakhtim, entre outros estudiosos do assunto, o homem é essencialmente um ser de linguagem, sendo esta responsável pela interação entre todos os indivíduos. portanto, sendo esses estudiosos, a língua escrita tem vida.
nesta perspectiva, contar histórias faz com que o indivíduo esteja interelacionado ao seu contexto social, histórico, político e econômico, bem como a outros contextos. Além do mais, tornar-se contador de histórias remete-nos ao passado, ao presente e ao futuro. dando-nos uma oportundade de releitura de vida.
em relação à melhora da escrita, é com base na perspectiva de Garcez (2001): "Escrever é antes de tudo um exercício que só se aprimora com a prática constante da leitura." Para este autor, escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida e não um dom que poucas pessoas têm.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-DESPERTAR NO ALUNO O GOSTO PELA LEITURA;
- DESENOLVER NO ALUNO O HÁBITO DE CONTAR HISTÓRIAS;
- RESGATAR VALORES COMO: RESPEITO, ÉTICA, SOLIDARIEDADE, PARTILHA;
- DESENVOLVER E MELHORAR A CAPACIDADE DE ESCRITA DO EDUCANDO.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário