Marisa Monte - Gentileza


TopMusicas.net

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Contexto histórico do modernismo


 
 
Em 1894 o Brasil começa a viver um novo período de sua história republicana. Os dois primeiros presidentes eram militares (o marechal Deodoro da Fonseca e o marechal Floriano Peixoto). O primeiro presidente civil foi o paulista Prudente de Morais, no qual tomou posse em 1894. Com o novo presidente paulista, veio uma nova alternância de poder muito conhecida como a república do café com leite, que se manteve durante as três primeiras décadas do Século XX, ela ficou conhecida por esse nome, pois a economia do Brasil se baseava basicamente na exportação de café, e na produção de leite.
Em no início do século XX os escravos recém libertados foi se marginalizando, os imigrantes chegavam em razoável quantidade para substituir a mão de obra escrava, assim surgia uma nova classe social : o proletariado, camada social formada pelos assalariados.
A tensão entre esses dois pólos sociais resultou diretamente ou indiretamente um panorama nada tranquilo, época de agitações sociais. Do abandono do nordeste partem os primeiros gritos de revolta: no final do séc.XIX, na Bahia, ocorre a Revolta de Canudos. Nos primeiros anos do séc.XX, o Ceará é palco de conflitos, tendo como figura central o padre Cícero.
Em 1904, o Rio de Janeiro assiste a uma rápida, mas intensa revolta popular, sob o pretexto aparente de lutar contra a vacinação obrigatória idealizada por Oswaldo Cruz  que na realidade, trata-se de uma revolta contra o alto custo de vida, o desemprego e os rumos da República. Em 1910, há outra importante rebelião, dessa vez dos marinheiros, liderada por João Cândido, conhecida como Revolta da Chibata, contra o castigo corporal. Ao mesmo tempo em São Paulo os trabalhadores iniciam os movimentos grevistas, por melhores condições de trabalhos.
Embora as tensões sociais explodissem em focos diversos, a economia cafeeira no Sudeste atingia seu período áureo, assim como a cultura e a comercialização da borracha na Amazônia.
Foi nesse contexto, aqui rapidamente delineado, que surgiram mudanças na arte brasileira. Essas agitações são os sintomas da crise da República do café com leite, que se tornaria mais evidente na década de 1920.
Neste contexto surgiu o modernismo brasileiro que teve seu marco inicial com a realização da semana de arte moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo de artista formando por pintores, músicos e escritores no qual eles pretendiam trazer as influências das vanguardas européias á cultura brasileira. Essas correntes européias que expunham na literatura as reflexões dos artista sobre a realidade social e política vivida. Por esse motivo, o movimento artístico “Semana da Arte Moderna” quis trazer a reflexão sobre a realidade brasileira sociopolítica do início do séc.XX através da literatura e artes plásticas.
No modernismo brasileiro não teve só a “Semana da Arte Moderna” também teve suas fases, a “semana”, foi apenas o pontapé inicial para o modernismo brasileiro no qual teve suas três fases:             A sua primeira fase foi caracterizada pela tentativa de definir e marcar posições, sendo ela rica em manifestos e revistas de circulação efêmera. Havia a busca pelo moderno, original e polêmico, com o nacionalismo em suas múltiplas facetas. A volta das origens, através da valorização do indígena e a língua falada pelo povo, também foram abordados. Contudo, o nacionalismo foi empregado de duas formas distintas: a crítica, alinhado a esquerda política através da denúncia da realidade, e a ufanista, exagerado e de extrema direita.
 A segunda fase  foi rica na produção poética e, também, na prosa. O universo temático amplia-se com a preocupação dos artistas com o destino do Homem e no estar do mundo.
A terceira fase com a transformação do cenário sócio-político do Brasil, a literatura também transformou-se: O fim da Era Vargas, a ascensão e queda do Populismo, a Ditadura Militar, e o contexto da Guerra Fria, foram, portanto, de grande influência na Terceira Fase. Na prosa, tanto no romance quanto no conto, houve a busca de uma literatura intimista, de sondagem psicológica e introspectiva.

14 comentários:

  1. Resumo do texto : Contexto Histórico Modernista

    Contexto Histórico Modernista
    Historicamente um novo período republicano inicia-se no Brasil com a presidência formada pelos dois primeiros militares o marechal Deodoro da Fonseca e o marechal Floriano Peixoto. Mas foi com o paulista Prudente Morais que veio com a nova alternância de poder conhecida como a republica do café com leite , isso por causa da economia brasileira baseada na exploração do café e na produção do leite. As agitações sócias marcavam pela tensão entre a camada social dos assalariados e a elite política. Conflitos marcam a região nordeste com a Revolta dos Canudos na Bahia e uma intensa e rápida revolta popular no Rio De Janeiro contra o alto custo de vida, o desemprego e os rumos da Republica. Ao mesmo tempo em São Paulo trabalhadores iniciam movimentos grevistas por melhores condições de trabalho.
    E é então neste fogo cruzado surgem sintomas como o movimento para mudanças nas artes brasileiras. Ficou conhecido como a Semana das Artes modernas em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Grupos formados por pintores, cantores arquitetos e escritores mostram seu grito de protesto para esta nova reforma contra o tradicionalismo paulista a da época que contava com características de cultura européias arcaicas. A intenção era uma nova cultura de origem nacionalista com liberdade expressionista e lingüística e de atitudes diferentes do padrão sem descartar algumas características vanguardistas. Onde eles expunham em suas obras a real situação vivida pelo Brasil de crises políticas.
    Este movimento foi apenas um marco inicial pra o modernismo brasileiro que conteve três fases: Uma caracterizada pela tentativa de definir e marcar posições sendo esta ricas em manifestações e publicações (a busca pelo modernismo original e polemico), a segunda foi rica na produção poética e, também, na prosa e a terceira transformação no canário sociopolítico no Brasil contando com o fim da Era Vagas e também na literatura com a busca de uma literatura intima expondo pontos pessoais e linhas de pensamentos .

    Aluna : Jaqueline Ribeiro Gonçalves,número : 22 , 3° ano 39.

    ResponderExcluir
  2. O movimento denominado Modernismo iniciou-se em 11 de fevereiro de 1922, com o evento chamado “Semana da Arte Moderna”. Mas muitos consideram o inicio do movimento a partir do ano de 1920, pois as características modernistas já haviam sido incorporadas aos escritores pré-modernistas.
    A Semana de Arte Moderna foi um evento ocorrido no Teatro Municipal de São Paulo, o qual contou com inúmeros eventos, como apresentação de conferências, leitura de poemas, dança e música e vários grandes nomes da literatura brasileiras, tais como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Guilherme de Almeida e muitos outros.
    A arte exposta nesse evento causou uma enorme polêmica à sociedade da época, e atravessou o século XX, nos impressionando até os dias de hoje.
    O movimento dividi-se em três fases:

    Primeira Fase (1922-1930)

    Caracteriza-se por ser uma tentativa de definir e marcar posições. Período rico em manifestos e revistas de vida efêmera.

    Segunda Fase (1930-1945)

    Estende-se de 1930 a 1945, sendo um período rico na produção poética e também na prosa. O universo temático se amplia e os artistas passam a preocupar-se mais com o destino dos homens, o “estar no mundo”.

    terceira fase:
    caracterizada com a transformação do cenário sócio-político do Brasil, a literatura também transformou-se: O fim da Era Vargas, a ascensão e queda do Populismo e etc.


    MARIA KAROLINE N: 31 sala 3° 39

    ResponderExcluir
  3. Em 1984 começa-se a viver um novo período na história republicana do brasil. Os dois primeiros presidentes eram militares ( Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto). Já o primeiro civil foi o paulista prudente de Morais em 1984. No Séc. XX os escravos recém libertados foi se marginalizando, os imigrantes chegavam aos poucos para serem a nova mão de obra , surgindo assim uma nova classe social: a dos proletariados. Foi nesse contexto que surgiram mudanças na arte brasileira. Assim surgiu o Modernismo Brasileiro que teve como marco inicial a realização da Semana de Arte Moderna, em Fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. Formado por pintores,músicos e escritores, pretendiam trazer as influências dos consagrados europeus à cultura brasileira. Teve várias fases : a primeira caracterizada pelo tentativa de definir e marcar posições, sendo ela rica em manifestos e revistas de circulação efêmera. A segunda foi rica na produção poética e na prosa, e por fim a terceira com a transformação do cenário sócio-político do país, a literatura tambem transformou-se, tornando assim o fim da Era Vargas, a Queda do Populismo,A Ditadura Militar e o contexto da Guerra Fria a grande influencia.

    Bruna Queiroz, 3º39

    ResponderExcluir
  4. Contexto histórico do modernismo

    No ano de 1894 começou a se viver um novo período de sua história republicana no Brasil. E vale ressaltar que na época os dois primeiros presidentes eram militares (o marechal Deodoro da Fonseca e o marechal Floriano Peixoto). O primeiro civil foi o paulista Prudente de Morais que trouxe consigo uma nova alternância de poder muito conhecida como a república do café com leite e que ficou conhecida por esse nome porque a economia do Brasil se baseava basicamente na exportação de café, e na produção de leite.
    Algum tempo depois, já no início do século XX os escravos recém libertados foram se marginalizando, e os imigrantes chegavam em razoável quantidade para substituir a mão de obra escrava, foi assim que surgiu a nova classe social : o proletariado, que era formada pelos assalariados. O que gerou uma situação nenhum pouco tranquila.
    Foi uma época de agitações sociais. Do Nordeste partiram os primeiros gritos de revolta, na Bahia, ocorreu a Revolta de Canudos. E Nos primeiros anos do séc.XX, o Ceará Foi palco de conflitos. Em 1904, ocorreu no Rio de Janeiro uma revolta popular onde o "ideal" era de lutar contra a vacinação obrigatória idealizada por Oswaldo Cruz porém na realidade, tratava-se de uma revolta contra o alto custo de vida. 7 anos depois ocorreu outra rebelião, liderada por João Cândido, conhecida como Revolta da Chibata, contra o castigo corporal. Ao mesmo tempo em São Paulo os trabalhadores iniciam os movimentos grevistas, exigindo melhores condições de trabalho. Enfim, foi em meio a esse contexto, que surgiram as mudanças na arte brasileira. Esses foram os sintomas da crise da República do café com leite, que se tornou mais evidente na década de 1920.
    Onde surgiu o modernismo brasileiro que teve seu marco inicial com a realização da semana de arte moderna. O grupo era formado por: Pintores, músicos e escritoresque tinham como ideal trazer as influências das vanguardas européias á cultura brasileira.
    No modernismo brasileiro não teve só a “Semana da Arte Moderna” também teve suas fases, a “semana”, foi apenas o pontapé inicial para o modernismo brasileiro que foi dividido em três fases: A primeira fase com a tentativa de definir e marcar posições, sendo ela rica em manifestos e revistas de circulação efêmera. A segunda foi rica na produção poética e, também, na prosa. E a terceira com a transformação do cenário sócio-político do País, a literatura também transformou-se. Chegando ao fim da Era Vargas, a queda do Populismo, a Ditadura Militar, e o contexto da Guerra Fria, que foram de uma enorme influência na Terceira Fase. Na prosa, tanto no romance quanto no conto.

    Karollaine Amorim da silva. 3º39

    ResponderExcluir
  5. O Brasil começava a viver, a partir de 1894, um novo período de sua história republicana, tendo como os primeiros presidentes militares: marechal Deodoro da Fonseca e marechal Floriano Peixoto. Já o primeiro presidente civil foi o paulista Prudente de Morais que assumiu a posse no mesmo ano, criando a republica do café com leite. No século XX, com a aparição de uma nova classe social (proletariados), houve bastante tensão, de um lado ex-escravos, imigrantes e proletariado nascente; de outro, uma classe conservadora, detentora do dinheiro e do poder. O que acabou gerando muitos conflitos, ocorridos principalmente na região Nordeste, com a revolta de Canudos na Bahia, e a exposição do padre Cicero no Ceará. Já em 1904 o foco passa a ser no Rio de Janeiro, tratando de uma revolta sobre o custo de vida. E cada vez mais iam-se criando novas revoltas, como no caso de São Paulo acontecendo 7 anos depois, devido a condições de trabalho. Com o passar do tempo, surgiram as mudanças na arte brasileira, foi ai que se deu inicio ao modernismo brasileiro, que teve como pontapé inicial a Semana da arte moderna em 1922 no teatro municipal de São Paulo. Composto de pintores, escritores e músicos, com a intenção de inovar a literatura brasileira. Com a enorme polemica que causou na época, o movimento modernista foi dividido em três fases: A primeira fase, mais radical e fortemente oposta a tudo que foi anterior, cheia de irreverência e escândalo; uma segunda fase mais amena, que formou grandes romancistas e poetas; e uma terceira fase, também chamada Pós-Modernismo por vários autores, que se opunha de certo modo a primeira e era por isso ridicularizada com o apelido de neoparnasianismo.

    Francisllayne Ferreira de Assis, 3º 39.

    ResponderExcluir
  6. O Brasil no seu período de agitação política teve seu primeiro presidente civil Prudete Morais em meios a essas agitações acontecentes nessa época que o modernismo acabou eclodido,porém só ficou conhecido quado houve a Semana das Artes modernas em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Grupos formados por pintores, cantores arquitetos e escritores mostram seu grito de protesto para esta nova reforma contra o tradicionalismo paulista a da época que contava com características de cultura européias arcaicas. Foi nesse contexto, aqui rapidamente delineado, que surgiram mudanças na arte brasileira. Essas agitações são os sintomas da crise da República do café com leite, que se tornaria mais evidente na década de 1920.
    Neste contexto surgiu o modernismo brasileiro que teve seu marco inicial com a realização da semana de arte moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo de artista formando por pintores, músicos e escritores no qual eles pretendiam trazer as influências das vanguardas européias á cultura brasileira. Essas correntes européias que expunham na literatura as reflexões dos artista sobre a realidade social e política vivida. Por esse motivo, o movimento artístico “Semana da Arte Moderna” quis trazer a reflexão sobre a realidade brasileira sociopolítica do início do séc.XX através da literatura e artes plásticas. Com a enorme polemica que causou na época, o movimento modernista foi dividido em três fases: A primeira fase, mais radical e fortemente oposta a tudo que foi anterior, cheia de irreverência e escândalo; uma segunda fase mais amena, que formou grandes romancistas e poetas; e uma terceira fase, também chamada Pós-Modernismo por vários autores, que se opunha de certo modo a primeira e era por isso ridicularizada com o apelido de neoparnasianismo.

    José Roberto de Oliveira. nº25 3º39

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. As agitações da primeira década do século XX se tornaram mais evidente nos anos 1920 quando a "República do café com leite" passou a dar sinais de desgaste. O contexto da crise da república no Brasil se deu no período dos "anos loucos", bastante ricos do ponto de vista cultural. Era o período pós-guerra, e o continente europeu comemorava o fim do conflito e experimentava a efervescência intelectual. A arte moderna nasceu dessas várias tendências, e se espalhou pelo mundo inteiro com o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo. Nesse cenário de inquietações e questionamentos se organiza a Semana da Arte Moderna: movimento artístico, social e político, que aconteceu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Este evento que revolucionou a cultura brasileira foi uma tentativa de jovens artistas, cansados da literatura inspirada nas escolas de belas artes francesas ao gosto burguês, mostrarem o que estavam fazendo de novo no país, visto que, essa inovação já acontecia na Europa. Enfim, inspirados por novas ideias, pretendiam romper com os velhos padrões estéticos que vigoraram no século XIX.
    Com início em 1922 e término em 1930, esse período é profundamente marcado por uma conturbação e uma crítica aos ideais parnasianos, no qual os escritores buscam solidificar o movimento renovador e, ainda, repensar a história e a literatura brasileira.
    Nas décadas de 30 e 40, a literatura volta-se para um lado mais objetivo da realidade e o romance ganha destaque.

    Rayssa Natanny 3°ano, 39

    ResponderExcluir
  10. Em 1894 o Brasil começa a viver um novo período de sua história republicana. Os dois primeiros presidentes eram militares o marechal Deodoro da Fonseca e o marechal Floriano Peixoto. O primeiro presidente civil foi o paulista Prudente de Morais, no qual tomou posse em 1894. Com o novo presidente, veio uma nova alternância de poder muito conhecida como a república do café com leite, que se manteve durante as três primeiras décadas do Século XX, ela ficou conhecida por esse nome, pois a economia do Brasil se baseava basicamente na exportação de café, e na produção de leite.
    No início do século XX também, os escravos recém libertados foi se marginalizando, os imigrantes chegavam em razoável quantidade para substituir a mão de obra escrava, assim surgia uma nova classe social : o proletariado, camada social formada pelos assalariados.
    A tensão entre esses dois pólos sociais resultou numa época de agitações sociais. Na Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, e teve até a rebelião dos marinheiros.
    Foi nesse contexto, que surgiram mudanças na arte brasileira. Surgiu o modernismo brasileiro que teve seu marco inicial com a realização da semana de arte moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo de artista formando por pintores, músicos e escritores no qual eles pretendiam trazer as influências das vanguardas européias á cultura brasileira. Essas correntes européias que expunham na literatura as reflexões dos artista sobre a realidade social e política vivida. Por esse motivo, o movimento artístico “Semana da Arte Moderna” quis trazer a reflexão sobre a realidade brasileira sociopolítica do início do séc.XX através da literatura e artes plásticas.
    A “semana”, foi apenas o pontapé inicial para o modernismo brasileiro no qual teve suas três fases: A primeira fase foi caracterizada pela tentativa de definir e marcar posições, sendo ela rica em manifestos e revistas de circulação efêmera. Havia a busca pelo moderno, original e polêmico, com o nacionalismo em suas múltiplas facetas. A volta das origens, através da valorização do indígena e a língua falada pelo povo, também foram abordados.
    A segunda fase foi rica na produção poética e, também, na prosa. O universo temático amplia-se com a preocupação dos artistas com o destino do Homem e no estar do mundo.
    A terceira fase com a transformação do cenário sócio-político do Brasil, a literatura também transformou-se: O fim da Era Vargas, a ascensão e queda do Populismo, a Ditadura Militar, e o contexto da Guerra Fria. Na prosa, tanto no romance quanto no conto, houve a busca de uma literatura intimista, de sondagem psicológica e introspectiva.

    Ana Raquel, nº: 2, 3º - 39

    ResponderExcluir
  11. Em 1894 o Brasil começa a viver um novo período de sua história republicana. Os dois primeiros presidentes eram militares (o marechal Deodoro da Fonseca e o marechal Floriano Peixoto). O primeiro presidente civil foi o paulista Prudente de Morais, no qual tomou posse em 1894. Com o novo presidente paulista, veio uma nova alternância de poder muito conhecida como a república do café com leite, que se manteve durante as três primeiras décadas do Século XX, ela ficou conhecida por esse nome, pois a economia do Brasil se baseava basicamente na exportação de café, e na produção de leite.
    Em no início do século XX os escravos recém libertados foi se marginalizando, os imigrantes chegavam em razoável quantidade para substituir a mão de obra escrava, assim surgia uma nova classe social : o proletariado, camada social formada pelos assalariados.
    Em no início do século XX os escravos recém libertados foi se marginalizando, os imigrantes chegavam em razoável quantidade para substituir a mão de obra escrava, assim surgia uma nova classe social
    No modernismo brasileiro não teve só a “Semana da Arte Moderna” também teve suas fases, a “semana”, foi apenas o pontapé inicial para o modernismo brasileiro no qual teve suas três fases: A sua primeira fase foi caracterizada pela tentativa de definir e marcar posições, sendo ela rica em manifestos e revistas de circulação efêmera. Havia a busca pelo moderno, original e polêmico, com o nacionalismo em suas múltiplas facetas. A volta das origens, através da valorização do indígena e a língua falada pelo povo, também foram abordados. Contudo, o nacionalismo foi empregado de duas formas distintas: a crítica, alinhado a esquerda política através da denúncia da realidade, e a ufanista,

    ResponderExcluir
  12. no ano de 1984 começa-se a viver um novo período na história republicana do brasil. Os dois primeiros presidentes eram militares ( Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto). Já o primeiro civil foi o paulista prudente de Morais em 1984. No Séc. XX os escravos recém libertados foi se marginalizando, os imigrantes chegavam aos poucos para serem a nova mão de obra , surgindo assim uma nova classe social: a dos proletariados. Foi nesse contexto que surgiram mudanças na arte brasileira. Assim surgiu o Modernismo Brasileiro que teve como marco inicial a realização da Semana de Arte Moderna, em Fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. Formado por pintores,músicos e escritores, pretendiam trazer as influências dos consagrados europeus à cultura brasileira. Teve várias fases : a primeira caracterizada pelo tentativa de definir e marcar posições, sendo ela rica em manifestos e revistas de circulação efêmera. A segunda foi rica na produção poética e na prosa, e por fim a terceira com a transformação do cenário sócio-político do país, a literatura tambem transformou-se, tornando assim o fim da Era Vargas, a Queda do Populismo,A Ditadura Militar e o contexto da Guerra Fria a grande influencia.

    ResponderExcluir
  13. Em 1894 o Brasil começa a viver um novo período de sua história republicana. Os dois primeiros presidentes eram militares (o marechal Deodoro da Fonseca e o marechal Floriano Peixoto). O primeiro presidente civil foi o paulista Prudente de Morais, no qual tomou posse em 1894. Em 1904, o Rio de Janeiro assiste a uma rápida, mas intensa revolta popular, sob o pretexto aparente de lutar contra a vacinação obrigatória idealizada por Oswaldo Cruz que na realidade, trata-se de uma revolta contra o alto custo de vida, o desemprego e os rumos da República. Na Europa, essa vanguarda tem como marca o avanço tecnológico e científico do início do século xx,nesse período, o cotidiano das pessoas sofre uma verdadeira revolução com a supervalorização do progresso e da máquina.
    O grupo de artista formando por pintores, músicos e escritores no qual eles pretendiam trazer as influências das vanguardas européias á cultura brasileira. Essas correntes européias que expunham na literatura as reflexões dos artista sobre a realidade social e política vivida. Por esse motivo, o movimento artístico “Semana da Arte Moderna” quis trazer a reflexão sobre a realidade brasileira sociopolítica do início do séc.XX através da literatura e artes plasticas, No modernismo brasileiro não teve só a “Semana da Arte Moderna” também teve suas fases, a “semana”, foi apenas o pontapé inicial para o modernismo brasileiro no qual teve suas três fases: A sua primeira fase foi caracterizada pela tentativa de definir e marcar posições, sendo ela rica em manifestos e revistas de circulação efêmera. Havia a busca pelo moderno, original e polêmico, com o nacionalismo em suas múltiplas facetas. A segunda fase foi rica na produção poética e, também, na prosa. O universo temático amplia-se com a preocupação dos artistas com o destino do Homem e no estar do mundo.
    A terceira fase com a transformação do cenário sócio-político do Brasil, a literatura também transformou-se: O fim da Era Vargas, a ascensão e queda do Populismo, a Ditadura Militar, e o contexto da Guerra Fria, foram, portanto, de grande influência na Terceira Fase.


    THAIS MARIA 3º 39

    ResponderExcluir
  14. O movimento denominado Modernismo iniciou-se em 11 de fevereiro de 1922, com o evento chamado “Semana da Arte Moderna”. Mas muitos consideram o inicio do movimento a partir do ano de 1920, pois as características modernistas já haviam sido incorporadas aos escritores pré-modernistas. A Semana de Arte Moderna foi um evento ocorrido no Teatro Municipal de São Paulo, o qual contou com inúmeros eventos, como apresentação de conferências, leitura de poemas, dança e música e vários grandes nomes da literatura brasileiras, tais como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Guilherme de Almeida e muitos outros. A arte exposta nesse evento causou uma enorme polêmica à sociedade da época, e atravessou o século XX, nos impressionando até os dias de hoje. Características: busca do moderno, original e polêmico; nacionalismo em suas múltiplas facetas; volta às origens e valorização do índio verdadeiramente brasileiro; “língua brasileira” – falada pelo povo nas ruas; paródias – tentativa de repensar a história e a literatura brasileiras
    A postura nacionalista apresenta-se em duas vertentes: nacionalismo crítico, consciente, de denúncia da realidade, identificado politicamente com as esquerdas; nacionalismo ufanista, utópico, exagerado, identificado com as correntes de extrema direita. Estende-se de 1930 a 1945, sendo um período rico na produção poética e também na prosa. O universo temático se amplia e os artistas passam a preocupar-se mais com o destino dos homens, o “estar no mundo”.
    Durante algum certo tempo, a poesia das gerações de 22 e 30 conviveram. Não se trata, portanto, de uma sucessão brusca. A maioria dos poetas de 30 absorveria parte da experiência de 22: liberdade temática, gosto da expressão atualizada ou inventiva, verso livre, anti-academicismo.

    RAFAELA CORREIA 3°ANO 39

    ResponderExcluir