VANGUARDA EUROPEIA
Da
Literatura Moderna vamos agora tratar
Por isso
os Movimentos de Vanguarda
Vamos todos conhecer,
estudar e festejar:
Do Futurismo eu
quero logo gritar
Que ele, através
de Marinetti, como nenhum outro,
À máquina e a
velocidade cantou,
As palavras soltas,
em liberdade,
Em todos
os lugares apregoou.
E do Cubismo de Pablo Picasso
Jamais devemos nos esquecer,
Pois as formas geométricas,
Em
suas pinturas, muito usou,
E
através de cilindros, triângulos, retângulos
E muitos quadrados,
Muitas mulheres, Picasso pintou.
Já
do Expressionismo é preciso que se diga
Que esse
movimento de Vanguarda europeia
Amplamente
defendeu e divulgou
A total liberdade de criação,
E de toda e qualquer expressão
Do
artista e de sua criação.
Também é preciso ressaltar
E confiantes, devemos
afirmar
Que o Dadaísmo foi
De todas as Vanguardas,
O Movimento mais radical,
Por isso teve como origem
O nome Dadá, significando nada.
Caros alunos,
para não mais me alongar,
Do
Surrealismo eu quero afirmar
Que
esse Movimento veio exaltar
O que se passa no
inconsciente,
Ou nos recôncavos
do subconsciente
Não somente dos
artistas,
Dos poetas e dos pintores,
Mas de
todo e qualquer homem
Suas alegrias, dores e cores.
Francisca Vânia Rocha Nóbrega
(3°43)
ResponderExcluirO poema mostra as ligações das características do movimento na vanguarda européia, principalmente artísticas, onde o expressionismo, o cubismo, o futurismo, o surrealismo e o dadaísmo estão entrelaçados.
Belíssima produção feita de modo que, continua a respeitar os conceitos passados em cada um dos movimentos, além de ser de fácil compreensão cada uma das cinco vanguardas.
ResponderExcluirJeverson Fernandes De Sousa 3° 43
Poema totalmente dentro da realidade de estudo da sala de aula, servindo para reforçar a ideia das vanguardas, usando linguagem de fácil compreensão, fazendo com que a leitura seja agradável e enriquecedora. Tratando das principais vanguardas: futurismo, cubismo, dadaísmo e o surrealismo, preparando a base para entrarmos no modernismo.
ResponderExcluirLucas Soares 3°43
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLeilla Rodrigues - 3° 43
ResponderExcluirEste poema sobre vanguardas européias, representa todas as características literárias explicado em sala de aula, sobre o cubismo, o dadaísmo, o expressionismo, o surrealismo e o futurismo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDesse mesmo período é o Cubismo, o Futurismo e posteriormente o Dadaísmo e o Surrealismo, os movimentos da vanguarda européia mais conhecidos e que exerceram influência sobre toda a arte do século XX. O Construtivismo, o Suprematismo e o Neoplasticismo, originados principalmente do Cubismo, também foram movimentos importantes do início do século, e estão todos retratados no poema.
ResponderExcluirDiego Targino 3°43
3°43
ResponderExcluirO poema fala sobre as 5 vanguardas relatando suas características e acontecimentos artísticos, onde elas são entrançadas, onde refere-se as ligações de movimentação.
HAYANNE AYSLA MARQUES M 3° 44
ResponderExcluirO poema está de acordo com o que aprendemos em sala de aula, aprendemos que o movimento Vanguarda Europeia ocorreu somente na Europa e que foi um dos movimentos mais radicais e artísticos da época, trazendo com sigo o FUTURÍSMO CUBISMO EXPRESSIONISMO e o DADAISMO, com suas características proprias, influenciando nas características do modernismo.
HAYANNE AYSLA MARQUES M 3° 44
ResponderExcluirO poema está de acordo com o que aprendemos em sala de aula, aprendemos que o movimento Vanguarda Europeia ocorreu somente na Europa e que foi um dos movimentos mais radicais e artísticos da época, trazendo com sigo o FUTURÍSMO CUBISMO EXPRESSIONISMO e o DADAISMO, com suas características proprias, influenciando nas características do modernismo.
3.44 n°6
ResponderExcluirPoema totalmente dentro da realidade de estudo da sala de aula, O poema mostra as ligações das características do movimento na vanguarda européia, principalmente artísticas, onde o expressionismo, o cubismo, o futurismo, o surrealismo e o dadaísmo estão entrelaçados.
De uma forma simples e sutil o Poema de enquadra na matéria ensinada na sala de aula, assim como explica bem o desenvolvimento da literatura moderna na Europa, enfim, trata-se de um poema rico em compreensão do Cubismo, Futurismo, Surrealismo e Dadaísmo, como bem visto por comentários anteriores.
ResponderExcluir3° 44 - Natan Gabriel
Layana Laura-3°44
ResponderExcluirO poema está de acordo com as práticas diarias vistas em sala de aula, pois aprendemos que as Vanguardas Europeias foi um movimento artístico-cultural que ocorreu na Europa. As Vanguardas Europeias que se destacaram foram: Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo e o Futurismo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir3°44
ResponderExcluirOtimo assunto VANGUARDAS EUROPEIAS, que se destacam o Cubismo, Dadaísmo,Surrealismo e o Futurismo,esta justamente abordado na sala de aula, suas propostas, caracaterísticas, sua descricao, otimo assunto professora,parabéns.👏👏👏👏
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Poema é sem sombra de duvidas fantastico, e é também uns dos assuntos muito bem trabalhado em sala de aula. onde compreendemos que as Vanguardas Artísticas Europeias apresenta um projeto próprio, O poema bem claro mostra, com suas proprias humildes palavras, as ligações das características do movimento!onde destacam-se o FUTURÍSMO,o CUBISMO, o DADAISMO, e o SURREALISMO. essas são as modernidade artística e literária. 3°44 - José Felipy n° 17
ResponderExcluirÓtimo poema que a professora Vánia trouxe pra sala de aula que fala sobre as Vanguardas Europeias o conjunto de tendências artísticas surgidas na Europa, movimento onde destacam-se Futurismo, Dadaísmo, Expressionismo, Cubismo, Surrealismo.
ResponderExcluirLuana Vasconcelos 3º 43
O poema está de acordo com as aulas dadas na sala de aula sobre as vanguardas europeias que foi um movimento artistico-cultural ocorrido na Europa, destacam-se dentre eles o: dadaísmo, cubísmo, futurísmo e surrealísmo. Giselly Gabriely B. L. Araújo - 3º44
ResponderExcluirPoema cativante, traz consigo traços e referências do futurismo, também citando o líder Filipo tomasso marinetti; O poema traz a ideia do futurismo esta relacionado com ideias político e artística, fato relacionado com a aliança feita entre mussolini e Marinneti.
ResponderExcluirLamberte felipe 3°43
o poeta e teórico mexicano Octavio Paz falará em uma tradição da rupura, uma tradição da mudança e da contestação de padrões, a qual caracterizará a poesia moderna e a modernidade, sendo herdada por esta. Paz parece, no entanto, usar os termos moderno e vanguarda de forma indistinta.
ResponderExcluirWelerson 3°43
Muito bom o poema, dando importância a esses movimentos que influenciaram a arte moderna mundial desde pintura, escultura, arquitetura, literatura, cinema, teatro música, etc.
ResponderExcluirJonathan Avelino 3°43
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO poema está totalmente dentro do conteúdo passado dentro da sala de aula. As vanguardas europeias surgiram no século XX(1920-1922) enquanto ocorria a 1°guerra mundial e mesmo com todas as dificuldades não deixaram de se expressar seus pensamentos e emoções no meio artístico, foi no pré modernismo onde surgiram grandes escritores de grande importância para a literatura brasileira, tais como: Monteiro Lobato, Euclides Cunha, Lima Barreto Graça Arranha e Augusto dos Anjos.
ResponderExcluirJoão Pereira 3°43
O texto vem para completar os ensinamentos de sala, trazendo de forma criativa e instigante informações sobre as vanguardas europeias, que foram conjuntos de movimentos artísticos-culturais em diversos locais da Europa a partir do início do século XX. O texto cita as vanguardas que mais se destacaram: Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, Futurismo e Expressionismo.
ResponderExcluirCelso Luiz 3°43
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste poema tem tudo a ver com o que estudamos em sala de aula, pois as vanguardas européias foram manifestações artísticas e literárias. Essas manifestações se destacaram por sua radicalidade, a qual proporcionam que influenciassem a arte em todo o mundo, e isto tudo tem relação com o futurismo, dadaísmo, cubismo, surrealismo e expressionismo.
ResponderExcluirMayara da Silva 3° 43
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNeste poema podemos ver a importância que teve as vanguardas Européias no século xx. Para dar começo a um novo estilo de Arte. Uma arte revolucionária ,sem padrões e sem preconceito. O poema traz consigo um jeito novo de fazer arte.
ResponderExcluirManuella Dias 03°43
olha la a prof com seus poemas lindos e bem pensados,não sei ao certo o que falar ou pensar...mais que é um poema que alem de retratar assuntos importantes ensina muita coisa de forma fácil e bem feita. Ewerton Lima 3-44
ResponderExcluirO poema visa mostrar as características de cada vanguarda, de maneira que possamos entender com facilidade e do jeito que só a professora Francisca Vânia sabe ensinar.
ResponderExcluirMax Ramon (3°43)
Ótimo poema, mostrando as características, respeitando os movimentos, usando uma linguagem de fácil leitura com a mesma riqueza de palavras. Usando os cincos movimentos de forma responsável, sendo eles o cubismo, o dadaísmo, o expressionismo e o futurismo, que foram ensinados em sala de aula. Um ótimo poema para qualquer tipo de público.
ResponderExcluirLucas Vinnícius Lopes dos Santos - 3°série 44