Marisa Monte - Gentileza


TopMusicas.net

sábado, 28 de fevereiro de 2015

                 BRASILIDADES QUE NOS ENVERGONHAM
                           
Nesses dias, lendo um texto do Juiz de Direito Marcos William, intitulado Brasilidades, mesmo sem o conhecer, senti uma enorme gratidão invadir meu ser, haja vista que nesse artigo ele relata um fato pouco divulgado em relação ao ex-presidente do Brasil, o marechal Castelo Branco, em um período que a brasilidade batizou por “anos de chumbo”, mas, que me encheu de orgulho desse brasileiro, posto que “era de chumbo” é a que vivemos hoje: o chumbo grosso da corrupção desenfreada que impera no Brasil.    
A minha gratidão para com o Juiz Marcos William é por ter me mostrado um fato que nos orgulha da prática política, ética e cidadã de um governante brasileiro que é lembrado por sua retidão na maneira de governar, dadas as atuais circunstâncias, onde as práticas das nossas autoridades governamentais são lamentáveis, vergonhosas e corruptas, em todos os setores administrativos do nosso país. Até mesmo o Tesouro Nacional é um poço sem fundo, tudo que nele cai, sai por uma conta aberta, manipulada, e termina em uma conta CC5, ficando tudo por isso mesmo.
O texto do Juiz começa comentando o caso do bicheiro Carlos Augusto Ramos, vulgo Carlinhos Cachoeira, no qual ele diz comungar da ideia de que a cassação do senador Demóstenes Torres teve o mesmo efeito do que se acrescentar uma gota d’água no oceano, haja vista que vários outros colegas seus votaram a favor de sua permanência, considerando atípica a conduta que lhe fora infligida.
Claro que esses colegas consideraram essa situação atípica porque no Brasil, a corrupção é a via láctea enegrecida pelas ações ilegais e desonestas dos políticos e autoridades, que corta o país de fora a fora; um caminho de leite, onde não apenas quatro braços roubam e corrompem, desrespeitando os cidadãos, a cidadania e os direitos de toda a nação, ou seja, a corrupção é a via láctea dos colarinhos brancos que comandam, com mãos sujas e mal caratismo o Brasil, já que aqui, tudo termina em pizza.
Diante deste quadro, numa comparação inteligente, o Juiz nos conta que o marechal Castelo Branco, então presidente da República, tendo um irmão que exercia um cargo na receita Federal, e fora presenteado com um automóvel, pelos colegas funcionários, em gratidão por ele ter ajudado à feitura de uma lei que beneficiava ou organizava a carreira funcional daqueles agradecidos.
Assim, ao tomar conhecimento deste fato, o então presidente telefonou para o irmão mandando que ele devolvesse o veículo imediatamente. O irmão ponderou por fazê-lo, sob a alegação de que tal gesto o deixaria desmoralizado no cargo, ao que o presidente perguntou:
“_ Que cargo? Você já está demitido, estou aqui decidindo se mando prendê-lo ou não.”
            Ao ler esse texto, que me foi passado por meu esposo, apreciador nato dos textos reflexivos e críticos, vi surgir em mim novas esperanças. Esperanças de que o Brasil ainda seja presidido por um homem firme assim, que não admita e não compactue de nenhuma forma, com a corrupção, como a que nesse momento impera no Brasil. A esperança de temos sim, Homens capazes de tirar essa faixa negra da corrupção, que corta de ponta a ponta os céus do Brasil. Por Isso, Juiz Marcos William, minha gratidão por lembrar-nos que houve e há homens sérios, honestos e firmes, capazes de comandar com dignidade, seriedade, justiça e respeito à nação brasileira.


                                                              Francisca Vânia Rocha Nóbrega

4 comentários:

  1. Gostei muito desta reflexão, e lembrar que o Brasil só tornará a ter uma boa governança quando a população brasileira aprender a votar Marcos Vinicius 3° -40

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta reflexão, e lembrar que o Brasil só tornará a ter uma boa governança quando a população brasileira aprender a votar Marcos Vinicius 3° -40

    ResponderExcluir
  3. o texto nos faz refletir sobre a situação atual da politica brasileira ,na qual está inundada na corrupção, porem entre tantos politicos corruptos ainda temos a esperança de que possamos aprender a votar em um candidato que seja realmente digno -Alberto belarmino 3-39

    ResponderExcluir
  4. Concorcordo plenamente com o texto, de que ainda há uma esperança em meio a um mar de corrupção que se encontra esse país. Porém é revoltante pensar que ainda há no Brasil uma pobresa extrema, como muitas pessoas passando fome e/ou não tendo um salário mínimo sequer enquanto nossos "representantes" que não representam nada, vivem como sanguessugas as custas do sofrimento do povo com um enrriquecimento ilícito, havendo assim um favorecimento de classes em que a elite da sociedade se sobrepõe aos menos favorecidos, com uma justiça elitista falida e fracassada, que pune os desfavorecidos enquanto deixa impune os mais ricos.No entanto ainda há uma esperança, que muitas vezes se encontra acomodada por falta de incentivo que é a qualidade de ensino de quem se diz educador. Stanley Cardoso - 3º 41

    ResponderExcluir