Marisa Monte - Gentileza


TopMusicas.net

sexta-feira, 21 de setembro de 2012


                  
                 BRASILIDADES QUE NOS ENVERGONHAM
                            
Nesses dias, lendo um texto do Juiz de Direito Marcos William, intitulado Brasilidades, mesmo sem o conhecer, senti uma enorme gratidão invadir meu ser, haja vista que nesse artigo ele relata um fato pouco divulgado em relação ao ex-presidente do Brasil, o marechal Castelo Branco, em um período que a brasilidade batizou por “anos de chumbo”, mas, que me encheu de orgulho desse brasileiro, posto que “era de chumbo” é a que vivemos hoje: o chumbo grosso da corrupção desenfreada que impera no Brasil.        
A minha gratidão para com o Juiz Marcos William é por ter me mostrado um fato que nos orgulha da prática política, ética e cidadã de um governante brasileiro que é lembrado por sua retidão na maneira de governar, dadas as atuais circunstâncias, onde as práticas das nossas autoridades governamentais são lamentáveis, vergonhosas e corruptas, em todos os setores administrativos do nosso país. Até mesmo o Tesouro Nacional é um poço sem fundo, tudo que nele cai, sai por uma conta aberta, manipulada, e termina em uma conta CC5, ficando tudo por isso mesmo.
O texto do Juiz começa comentando o caso do bicheiro Carlos Augusto Ramos, vulgo Carlinhos Cachoeira, no qual ele diz comungar da ideia de que a cassação do senador Demóstenes Torres teve o mesmo efeito do que se acrescentar uma gota d’água no oceano, haja vista que vários outros colegas seus votaram a favor de sua permanência, considerando atípica a conduta que lhe fora infligida.
Claro que esses colegas consideraram essa situação atípica porque no Brasil, a corrupção é a via láctea enegrecida pelas ações ilegais e desonestas dos políticos e autoridades, que corta o país de fora a fora; um caminho de leite, onde não apenas quatro braços roubam, corrompem,  desrespeitando os cidadãos, a cidadania e os direitos de toda a nação, ou seja, a corrupção é a via láctea dos colarinhos brancos que comandam, com mãos sujas e mal caratismo o Brasil, já que aqui, tudo termina em pizza.
Diante deste quadro, numa comparação inteligente, o Juiz nos conta que o marechal Castelo Branco, então presidente da República, tendo um irmão que exercia um cargo na receita Federal, e fora presenteado com um automóvel, pelos colegas funcionários, em gratidão por ele ter ajudado à feitura de uma lei que beneficiava ou organizava a carreira funcional daqueles agradecidos.
Assim, ao tomar conhecimento deste fato, o então presidente telefonou para o irmão mandando que ele devolvesse o veículo imediatamente. O irmão ponderou por fazê-lo, sob a alegação de que tal gesto o deixaria desmoralizado no cargo, ao que o presidente perguntou:
“_ Que cargo¿ Você já está demitido, estou aqui decidindo se mando prendê-lo ou não.”
         Ao ler esse texto, que me foi passado por meu esposo, apreciador nato dos textos reflexivos e críticos, vi surgir em mim novas esperanças. Esperanças de que o Brasil ainda seja presidido por um homem firme assim, que não admita e não compactue, de nenhuma forma, com a corrupção, como a que nesse momento impera no Brasil. A esperança de temos sim, Homens capazes de tirar essa faixa negra da corrupção, que corta de ponta a ponta os céus do Brasil. Por Isso, Juiz Marcos William, minha gratidão por lembrar-nos que houve e há homens sérios, honestos e firmes, capazes de comandar com dignidade, seriedade, justiça e respeito à nação brasileira.

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com tantas irregularidades,desrespeitos,furtos em baixo do nosso próprio país ainda há uma esperança de um dia isso mudar e temos um pais bem desenvolvido e com,pelo menos,um pouco menos corrupção e mais seriedade dentre nossos governantes.

    ResponderExcluir
  3. "Esse texto, retrata sobre a política do nosso País, Fala também da corrupção e sujeira dos políticos Brasileiros... E valoriza a honestidade de vários homens que comandaram o nosso Brasil, Como Marechal Castelo Branco, e da luta dele contra aqueles que fizeram a corrupção como Carlos Augusto Ramos(Carlinhos Cachoeira), E Demóstenes Torres, Que mancharam a nação"

    Alunos: Joel Silva, Maverick Soares, Victor Araújo(2º 33)

    ResponderExcluir
  4. fala sobre a corrupção que afeta todos os brasileiros
    tudo coisas que envergonham nosso país;cita principalmente o nome
    do bicheiro Carlinhos Cachoeira que contribuiu bastante para esse absurdo,que nos causam raiva e indignação,mais como mostra o texto temos sim certeza de que tudo isso pode um dia melhorar pois temos esperança,de que algum dia aparecerá uma política menos desonesta
    e que isso sirva de aprendizado para aprendermos em votar em pessoas certas,honestas e dignas de nossos votos,e que honrre nossa nação.

    alunos:Renata Cristina,Elivelton Almeida e Gislayne Santos;
    série:2°33 turno:tarde.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo com todos esses fatores que nos envergonham, acho que temos motivos que nós levam a crer que isso tudo pode mudar, que nada esta perdido. Temos que ter orgulho de toda essa mistificação de raças e costumes, o Brasil é um pais abençoado! Rafaela Correia e Roseane Costa! 2º ano 33

    ResponderExcluir
  6. Vivemos em um país totalmente em vários sentidos e aspectos desonesto e injusto ..... No cotidiano do dia-a-dia vemos e ouvimos coisas que nós enojam e nós humilha fazendo com que esse país nunca se desenvolva, onde esta sempre caminhando para baixo.Mas há esperança que um dia isso mude para melhor e tenhamos orgulho de dizer somos brasileiros.....
    Vem por aí grandes eventos mundiais que vão possível nós envergonhar e nós desapontar mais ainda dá tempo para mudar isso.....Mais o que realmente falta é Coragem e Atitude !
    Alunos: Elizama Lima,Nathália Silva e Erick de Jesus
    2° ano 33

    ResponderExcluir
  7. Um grande exemplo de honestidade e caráter, é de um homem desse que o Brasil esta precisando, garanto que ele iria desenvolver nosso país e nos colocar como uma das potências do mundo . No meu ponto de vista, o Brasil esta jogado nas mãos de pessoas que só pensam em si. Esperamos mais honestidade e responsabilidades desses líderes, mas, cabe a nós elegermos bons representantes . Direto ou indiretamente temos um pouco de culpa a respeito da situação do nosso país .


    Sueldo Lima
    Laricy Lima
    2º 33

    ResponderExcluir
  8. Bom , o Texto se trata de uma Crônica crítica à Pluralidade de politicos corruptos que estão no poder. que tomam decisões pelo povo,que nem sempre são as melhores escolhas , a favor da população do país.

    Kennedy alef
    2º 34

    ResponderExcluir
  9. Esse texto retrata a política CORRUPTA que existe no Brasil a vários anos.O Juiz só esta falando o que ele esta achando disso no momento e pedindo que todos nós refletimos nisso.
    Maria Helena Santos Souza
    2° 34

    ResponderExcluir
  10. Esse texto, faz lembra da impunidade no brasil.. onde quem tem dinheiro manda! onde que não tem grana se ferra! mais o brasil e um "pais de todos" não mesmo, o Brasil e um "pais de tolos".

    Diego Steweson

    2° ano : 34

    ResponderExcluir
  11. A crônica (BRASILIDADES QUE NOS ENVERGONHAM ) relata a corrupção que reina em nosso país, e o quanto já não nos resta esperança de um país mais justo e honesto. Mas, ainda sim, perdido entre ratos corruptos e inadiplentes , existem aqueles que lutam por um país melhor, mesmo em meio a tanta dificuldade. Sinceramente ,isso é raro. Pois o país se encontra nas mãos de manipuladores interesseiros que só pensam em beneficiar a sí próprio e aos que fazem parte de sua laia.

    Aline Santos 2° 34

    ResponderExcluir
  12. O texto fala de um verdadeiro ato de honestidade; se no nosso país existissem políticos como ele, erramos um país muito desenvolvido.
    Precisamos de pessoas honestas como ele, mesmo sendo irmão não deixou que a corrupção acontecesse.
    Liciane Cassimiro n°21 turma: 34

    ResponderExcluir
  13. Esse texto nos demonstra como o nosso país é tão corrupto , do que salvar o nosso país eles preferem colocar dinheiro no bolso e não pensam nos cidadões de bem que trabalham e conquistam o que ganham.

    Caio Sérgio

    2° ano : 34

    ResponderExcluir
  14. o texto relata, que hoje a política é apenas corrupção, tudo termina em pizza, no Brasil os homens de Colarinho branco comandam tudo. E também que o Brasil precisa de mais homens como Castelo Branco.

    Mayara Cristine

    2 34

    ResponderExcluir
  15. O texto relata um fato que nós Brasileiros estamos acostumados,a corrupção . E nos cidadãos temos nossos direitos e o mais importante o Governo que tem que temer o "povo" os cidadãos e não o contrário .
    Mais o fato é que hoje as leis são muito favoráveis ao "bandido" corruptos ! Mais talvez um dia o "povo" cidadãos Brasileiros acorde e lute pelos seus direitos para um país justo e transparente ...
    Thyago Lourenço 2°34

    ResponderExcluir
  16. O texto retrata sobre as corrupções existentes em todos setores administrativo do brasil. Em que tudo acaba em roubalheira,é por isso que o Brasil não cresce. Precisamos de homens assim como o Castelo Branco para assim seguimos para um país melhor.
    Thiago Tavares
    Erick Matheus
    2º ano 34

    ResponderExcluir