Marisa Monte - Gentileza


TopMusicas.net

terça-feira, 8 de novembro de 2011

FAZENDO ARTE NO LICEU PARAIBANO: GRAFITE X PICHÇÃO

As interferências por parte da Arte se dão desde os tempos remotos, mesmo com propostas diferenciadas, atesta a História do homem, desde os tempos primitivos e permanece até hoje, servindo de estudo ou como forma atrativa para o turismo, que é o caso das pinturas rupestres.  Sendo o grafite um caso contrário, que mesmo ganhando espaço, até mesmo em Bienais, no Brasil é um movimento temporário. Contudo é de interesse do público o uso de temas elaborados com grafite, uma vez que os jovens se sentem atraídos por esse tipo de Arte.
                               distinção entre grafite e pichação
GRAFITE - movimento urbano presente nas grandes metrópoles mundiais. Arte de caráter contemporãneo, que utiliza imagens e palavras, bem como locais específicos. tem como objetivo principal atrair a atenção de todos aos descasos da cultura.
PICHAÇÃO - manifestação que fere os conceitos da Arte, já que é um processo aleatório, anárquico, sem gosto estético ou qualitativo, e principalmente, utilizam locais impróprios, causando indignação  à população.

45 comentários:

  1. Discordo pois acho que a pichação é uma arte que exprime o sofrimento das sociedades excluidas desse pais capitalista.
    Diferentemente do passado, que como eu disse era apenas um ato de protesto ou manifestações em geral, a pichação vem tornando-se um ato cada vez mais frequente na vida de jovens, geralmente de classe média, que a praticam por puro lazer, adrenalina e competição.

    Adho.ni Carneiro 3° Ano 36

    ResponderExcluir
  2. Sou muito apreciador do grafite,pois já pôde acompanhar e visualizar o belíssimo trabalho de alguns amigos grafiteiros, assim como outros tipos de artes, o grafite também sofre criticas e é admirado por milhares de pessoas do mundo contemporâneo. Hoje o grafite mostra em sua arte o que muitas outras artes não mostram como temas polêmicos, conscientizando e desmascarando sobre alguns fatos, posso dizer que o grafite um bem de utilidade publica.
    Em relação a “pixação” em alguns casos se torna vandalismo e falta de instrução que também nos denuncia outra situação grave do nosso pais.

    Felipe coutinho 3ano35

    ResponderExcluir
  3. É comum as pessoas confundirem Grafite com a pichação. Muitos acham que o grafite é um ato que representa a rebeldia, que na verdade é característica da pichação. Grafite é uma arte moderna, utilizada na maioria das vezes por jovens. O grafite é um meio de expressão assim como a escrita e a pintura. Pichação é vandalismo, causa danos a patrimônios públicos e privados e junto a falta de conhecimento da sociedade, que sem saber a diferença, faz com que tanto a pichação quanto o grafite sejam descriminados por grande parte da população.

    Aluno: Wagner José Cassiano nº 46 Série: 3º36

    ResponderExcluir
  4. Acho que tinha que criar algumas ações em conjunto não só com o estado mais também com a polícia e outros orgãos públicos para que as pessoas diferenciem o grafite da pichação.Mais importante que mudar leis é mudar o pensamento das pessoas, porque as leis mudam e proíbem grafite em lugares públicos mais se a cultura não for apresentada aos cidadãos vamos voltar a estaca zero com pessoas reclamando porque grafitaram na casa deles. Mais importante que proibir é conscientizar as pessoas sobre cada cultura e tentar implantar essa aceitação na sociedade que acha que grafite é crime e que todo pichador é artista.

    Aluno:Douglas Alcântara Nº:9 Série:3º35

    ResponderExcluir
  5. É realmente muito comum as pessoas confundirem Grafite com Pichação,só que são artes bem distintas:
    GRAFITE é um movimento urbano presente nas grandes metrópoles mundiais. Arte de caráter contemporãneo, que utiliza imagens e palavras, bem como locais específicos. tem como objetivo principal atrair a atenção de todos aos descasos da cultura.
    PICHAÇÃO é uma manifestação que fere os conceitos da Arte, já que é um processo aleatório, anárquico, sem gosto estético ou qualitativo, e principalmente, utilizam locais impróprios, causando indignação à população.

    JONATHA GOMES 3º36 Nº22

    ResponderExcluir
  6. Com certeza é muito importante a diferenciação entre a pichação que é um vandalismo e o grafite que é uma arte.
    Yona Petrovina 3ano36 N°50

    ResponderExcluir
  7. O grafite exprime as ideias a respeito da sociedade, é um instrumento muito importante para manifestação da cultura e diversidade de opiniões. Mas justamente pela falta de apoio a essa cultura, e pela injustiça do poder público, alguns jovens se acham no direito de usar a pichação. Eu particularmente sou contra a pichação e a favor do grafite.
    Antonielson Carvalho, Nº05, 3º36

    ResponderExcluir
  8. Grafite é a arte de grafita em lugares permitidos,entretanto, o pichamento é a mesma coisa mas é o desenho em lugar que não foi permitido.

    Liceu,José Andersson nº 21 ,33

    ResponderExcluir
  9. Temos mesmo que reconhecer as diferenças entre pichação e grafitagens pois são completamente diferentes
    Mayrla Oliveira 3º36

    ResponderExcluir
  10. Assim como a pintura rupestres foi uma forma de expressão daquela sociedade, onde eles expressavam o seu cotidiano, os acontecimentos importantes assim também e a grafitagem pois e através dela que o homem moderno expressa a sociedade em que se encontra hoje é importante diferenciar a grafitagem da pichação que é uma forma de vandalismo e a o grafite é uma forma de arte. Byanca Evelly dos Santos Martins. 2º 34 nº 06

    ResponderExcluir
  11. O grande problema é que existem aqueles sem educação que não respeitam a arte sou a favor da livre expressão desde que não acabe com a verdadeira arte. Ilza lucas Nº12 2º 34

    ResponderExcluir
  12. Pichação não é arte pelo fato de não haver o devido respeito pela arte, respeito esse que pode ser expressado pela organização, por pedir ao dono dos muros para fazer a sua arte, ou seja, por ser educado com a própria cidade. O grafite engloba todas essas características e muito mais, além de ser bem mais bonito de se ver do que a pichação.

    Thales Ribeiro T: 35 n°:36

    ResponderExcluir
  13. realmente ha uma enorme diferença entre o grafitte e a pichaçao.Mas infelizmete nem todos sabem disso,acham que é a mesma coisa e por isso acabam fazendo essa ''arte'' sem se dar conta do que pode causar,fazem em lugares improprios e resulta em manchar e denegrir a imagem publica de algum local. Ao contrario do grafitte q mostra a realidade contemporanea da arte de uma forma correta.
    Angélica Caneiro 2°ano 33 tarde

    ResponderExcluir
  14. Existe uma grande diferença entre grafite e pichação. A diferença é que grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação não é considerada uma arte, e sim uma atitude de vandalismo...

    Bruno do Nascimento 2ºano33

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Uma é a forma mais recente de expressão cultural, a outra é um grave crime contra o patrimônio urbano.

    Everton Lima 2º 33

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. grafite é uma arte urbana, pichação é vandalismo.

    Brendo Derik 2º33

    ResponderExcluir
  20. grafite é um modo de espressão dos artistas urbanos, e pichação é um ato de vandalismo contra o patrimônio publico que os vandalos praticam para ter seus nomes ou apelidos divulgados pela cidade.

    ResponderExcluir
  21. . A diferença é que grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação não é considerada uma arte, e sim uma atitude de vandalismo...

    wellington da costa2º33

    ResponderExcluir
  22. Grafitar é Arte e Pichação é Vandalismo !!

    Bjão Vaninha ;*


    Marllyson Silva / @marllysonsilva7

    ResponderExcluir
  23. A pichação interfere na nossa percepção do que seja arte e acaba por danificar a arte do grafite por isso varias pessoas comfundem.

    ResponderExcluir
  24. A uma grande diferencia entre o grafite e pichação,porque a pichação é uma arte que acaba com edifícios muros de casas escola enfim, a pichação danifica qualquer local onde é proibido esse tipos de coisas onde isso é coisa de vandalismo,já o grafite mostra realmente no quer disse alguma coisa de criatividade, as pessoas si confundir grafite com pichação onde que isso a uma grande diferença entre os dois

    ResponderExcluir
  25. Grafite é arte e pichação e crime.
    ~>José Luan 3°36 Tarde<~

    ResponderExcluir
  26. Não acho legal quem faz pichação,nos passa naquele momento uma sensação de poluição tanto visual quanto nos faz lembrar no mundo em que vivemos,e o grafite nos passam mensagens positivas com sua arte de expressar seus temas de conscientização.Daniella Felix n°09 3°36

    ResponderExcluir
  27. Muitos confundem grafite com pichação.O grafite é um modo de se expressar na sociedade,já a pichação é um vandalismo cometido por criminosos.Jéssica Felix n°20 3°36

    ResponderExcluir
  28. a pichação é um vandalismo das pessoas que cometem vários crimes.Já o grafite é uma arte em que as pessoas expressam os acontecimentos da sociedade.

    Rubens Kawan 3°36 N°44

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. A pichação é um ato de vandalismo que muitos confudem com o grafite mais simples vemos o que é arte e o que é o vandalismo pelo simples fato da pichação acabar estragando os muros de várias casas, escolas etc e o grafite não ele é um desenho totalmente diferente se tem a arte da rua e é realmente valorizado.

    Jordânia Martes 3º 35

    ResponderExcluir
  31. Há ainda quem confunda a diferença entre Grafite e Pichação. Uma é a forma mais recente de expressão cultural (Grafite), a outra é um grave crime contra o patrimônio urbano (Pichação). Amanda Lins 3° 35 Tarde

    ResponderExcluir
  32. Na minha opinião o grafite é considerado pela sociedade uma arte de rua, ja a pixação é considerada pela mesma um ato de vandalismo.

    Aywny Mayara nº06 3º36

    ResponderExcluir
  33. Pra me o grafite é uma arte normal, mais a pixação é feita pelos meninos de rua.

    Micaelly Silva 3º36

    ResponderExcluir
  34. Grafite é uma arte e pichação é crime!!!

    Janaine Soares. N°19 / 3°36

    ResponderExcluir
  35. Existe uma grande diferença entre grafite e pichação. A diferença é que grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação não é considerada uma arte, e sim uma atitude de vandalismo.
    Ranielen Peterson Nº42 / 3º36

    ResponderExcluir
  36. Pichação é a arte em lugar inapropriado e a grafitagem é a arte em lugar apropriado.

    Richard Roberto 2º 33 nº 39

    ResponderExcluir
  37. Pra mim grafite e pixação ainda é muito confundida pela população, pois grafite é uma arte feita por profissionais e pixação são rabiscos feitos por vandalos pra destruir patrimonio publico e que deveria ser respeitado no país .

    Karollyne Maria nº 25 3º 36

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Grafitagem é uma obra de arte, uma maneira inteligente e bomita de protesto, atraves da grafitagem expressamos nossos sentimentos, nossos desejos.
    Pixação é ato de vandalismo, não vejo arte nenhuma, ou as pessoas não estão sabendo usar, poderia ser melhor, mais as pessoas que usam esse metodo deveriam se expressar melhor.
    MArcella Adriana 3º 36

    ResponderExcluir
  40. Virou costume as pessoas confundirem a arte com o ato de vandalizar os ambientes que estão ao nosso redor. Hoje em dia é muito comum, encontrar muros em qualquer parte da cidade ou até mesmo do país, já que é um ato muito frenquente de jovens anarquistas que querem manifestar suas revoltas através da pichação. O grafite é uma arte, é algo feito para apreciarmos a imaginação de quem está realizando aquela bela obra, já a pichação nada mais é que um ato inadequado de seres que não respeitam as coisas que compõe nossa cidade, levando-as ao estrago.

    como sempre a senhora se destacando em seu trabalho, beijinhos.

    Maíne Andrade nº:31 turma: 36

    ResponderExcluir
  41. diga nao a pichaçao q so prejudica e da dor de cabeça as pessoas.... grafite sim e arte de verdade !
    washington Rodrigo 3º35 nº37

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opnião o grafite é uma arte importante para a cidade, já a Pichação é rabiscos que pessoal de gangue faz para identificar sua area e poder (bando de inutil sem nada para fazer)
      Diferente do Grafite, que é uma arte feita em muros e paineis, retratando o que o Grafiteiro quer, as vezes retratando a cidade e cultura local, as vezes apenas uma idéia legal.

      Aluno: Allan Ferreira Tavares, n°03
      Turma 3°36, tarde

      Excluir
  42. Grafite é arte, forma de expressão, feito com capricho técnico e normalmente em locais autorizados ou até mesmo contratado para ser feito.
    Pichação é vandalismo, feito para destruir e chocar, sem propósito expressivo, apenas para aparecer dentro de um limitado grupo, sempre na calada da noite, de forma clandestina.
    Aluno: João Anderson
    Turma: 3°/36 turno:tarde

    ResponderExcluir